• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HomeAções

Notícias Ações

CIM Viseu Dão Lafões participa em reunião promovida pela CCDRC, no âmbito do SIAC

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no passado dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

Colóquio “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI” regista um número recorde de inscriçõe

A 5ª Edição do Colóquio, direcionado a todos os professores que lecionem numa escola de Viseu Dão Lafões, com o tema “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI”, registou um número bastante elevado de inscrições, num total de mais de 350 inscrições.

CIM Viseu Dão Lafões Participa em reunião de trabalho na CCDR Centro

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). Esta reunião teve como objetivos a apresentação de todas as operações aprovadas no âmbito...

Ações

Ateliers de Ideias
Um dos principais bloqueios ao desenvolvimento de Dão Lafões consiste na reduzida capacidade endógena para empreender, ao que acresce a tendência para se replicarem ideias e modelos de negócio já existentes.
No sentido de ultrapassar estes bloqueios, pretende-se então sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo assim como promover o surgimento de novas iniciativas empresariais e gerar inovação no contexto local.
Para tal, serão realizados ateliers de ideias em cada concelho de Dão Lafões, onde serão abordados e trabalhados elementos de motivação para o empreendedorismo, a geração e desenvolvimento de ideias e a sua organização através da elaboração de um mini-plano de negócios.
Trata-se de sessões orientadas para metodologias de "aprender fazendo", em que os participantes terão a oportunidade para conhecerem as fases do processo empreendedor e os passos necessários para passar da ideia ao negócio; explorar o mapa de oportunidades do contexto local; aplicar técnicas de criatividade e fontes de inovação; e estruturar e analisar as respectivas ideias de negócio trabalhadas.
Com o apoio de animadores especializados, os participantes serão estimulados a elaborar mini-planos de negócio e a apresentar as suas ideias aos restantes participantes.

Capacitação
No âmbito da implementação da Rede Regional de Emprendedorismo, torna-se necessário capacitar os membros que a integram, de forma a estruturar e operacionalizar um sistema integrado de apoio, que assegure aos empreendedores soluções essenciais ao desenvolvimento e concretização das suas ideias e projetos empresariais.
Neste sentido, a capacitação e qualificação dos agentes de apoio ao empreendedorismo em Dão Lafões desenvolve-se a dois níveis, concretamente:
•    Sensibilização, envolvimento e motivação, de todos os Agentes Locais que integram esta Rede Regional, para a importância do empreendedorismo, para a sua promoção e divulgação, para a detecção, persuasão e captação de potenciais empreendedores bem como para um conhecimento mais aprofundado de todo o processo empreendedor. Pretende-se, desta forma, alinhar todos os agentes da Rede no que respeita à relevância e conhecimento da temática em causa bem como garantir melhores níveis de desempenho no que respeita ao respectivo envolvimento no quadro da Rede que integram;
•    Capacitação técnica, dirigida aos Recursos Humanos dos Agentes de Suporte, ou seja, àqueles que vão realizar as principais e mais relevantes tarefas de apoio técnico aos empreendedores. Estas ações incidirão nas temáticas centrais e críticas do sistema de apoio que se pretende implementar, nomeadamente no que diz respeito à animação de ateliers de ideias, à mitigação dos riscos associados à criação de iniciativas empresariais, à avaliação dos empreendedores, às fontes de financiamento e sistemas de incentivos e ainda à elaboração de planos de negócio.

Empreendedorismo nas Escolas
A Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, tem em execução um projeto que visa a promoção do empreendedorismo na NUT III Dão Lafões, sendo uma das ações o desenvolvimento de um programa de empreendedorismo dirigido às escolas da nossa região.
Essa ação foi implementada, pela primeira vez no ano letivo 2011/2012, em 38 escolas dos 14 municípios que compõem a região, tendo sido capacitados mais de 80 professores. O projeto envolveu mais de 1500 alunos, tendo culminado com a realização de uma Feira de Empreendedorismo Júnior para os alunos do 2º ciclo e um Concurso de Ideias de Negócio para os alunos do ensino secundário e profissional, ao qual se candidataram mais de 120 ideias.
Após o sucesso da 1ª edição, a CIM encontra-se a preparar uma nova edição, na qual passa a incluir os alunos do 3º ciclo.
Esta iniciativa visa a criação e geração de um espírito empreendedor nos alunos da nossa comunidade, contribuindo desta forma para um futuro melhor quer individual quer colectivo.