• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HomeAçõesAtelier de Ideias

Notícias Ações

CIM Viseu Dão Lafões participa em reunião promovida pela CCDRC, no âmbito do SIAC

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no passado dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

Colóquio “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI” regista um número recorde de inscriçõe

A 5ª Edição do Colóquio, direcionado a todos os professores que lecionem numa escola de Viseu Dão Lafões, com o tema “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI”, registou um número bastante elevado de inscrições, num total de mais de 350 inscrições.

CIM Viseu Dão Lafões Participa em reunião de trabalho na CCDR Centro

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). Esta reunião teve como objetivos a apresentação de todas as operações aprovadas no âmbito...

Atelier de Ideias

Um dos principais bloqueios ao desenvolvimento de Viseu Dão Lafões consiste na reduzida capacidade endógena para empreender, ao que acresce a tendência para se replicarem ideias e modelos de negócio já existentes.

No sentido de ultrapassar estes bloqueios, pretende-se então sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo assim como promover o surgimento de novas iniciativas empresariais e gerar inovação no contexto local.

Para tal, têm-se vindo a realizar, Oficinas de Criatividade e Geração de Ideias em diversos municípios da CIM Viseu Dão Lafões onde foram abordados e trabalhados elementos de motivação para o empreendedorismo, para a geração e desenvolvimento de ideias e a sua organização através da elaboração de um miniplano de negócios.

Estas sessões tinham como objetivos promover a criatividade e a autonomia junto dos participantes, promover o surgimento de novas iniciativas empresariais gerando inovação no contexto local e sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo como forma de valorização pessoal e realização profissional.

Estas sessões foram orientadas para metodologias de "aprender fazendo", em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as fases do processo empreendedor e os passos necessários para passar da ideia ao negócio, explorar o mapa de oportunidades do contexto local, aplicar técnicas de criatividade e fontes de inovação e estruturar e analisar as respetivas ideias de negócio trabalhadas. Com o apoio de animadores especializados, os participantes foram estimulados a elaborar miniplanos de negócio e a apresentar as suas ideias aos restantes participantes.

As oficinas tiveram como destinatários jovens à procura do primeiro emprego, desempregados e pessoas que pretendiam criar o seu próprio negócio.