• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeAçõesAtelier de Ideias

 

Notícias Ações

Parceiros da Rede Emprego, Empresas e Empreendedorismo reúne antes do final do 1º semestre de 2017

No âmbito da Rede Emprego, Empresas e Empreendedorismo, realizou-se, esta semana, mais uma reunião dos parceiros. Esta reunião teve como objetivo fazer um ponto de situação das atividades desenvolvidas e apresentação de Plano de Atividades para o 2º semestre 2017.

Alunos e professores da Escola Secundária de Canas de Senhorim participaram em Missão Empreendedora a Lisboa

No âmbito dos resultados da Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio, integrada no projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, e que decorreu no passado dia 26 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o terceiro prémio foi arrecadado pela ideia “EmergiPonto”, dos alunos Tomás Courela e João Dias, da Escola Secundária de Canas...

Grupo de trabalho do projeto de valorização económica da pinha e do pinhão volta a reunir

Realizou-se mais uma reunião do Grupo de trabalho do projeto de valorização económica da pinha e do pinhão. Nesta reunião, realizada no passado dia 10 de julho, procedeu-se à identificação e caraterização de um conjunto de iniciativas a executar, emanadas do seminário “Iniciativas Empresariais para a Valorização da Pinha e do Pinhão”, realizado em Carregal do Sal, no passado dia 19...

Atelier de Ideias

Um dos principais bloqueios ao desenvolvimento de Viseu Dão Lafões consiste na reduzida capacidade endógena para empreender, ao que acresce a tendência para se replicarem ideias e modelos de negócio já existentes.

No sentido de ultrapassar estes bloqueios, pretende-se então sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo assim como promover o surgimento de novas iniciativas empresariais e gerar inovação no contexto local.

Para tal, têm-se vindo a realizar, Oficinas de Criatividade e Geração de Ideias em diversos municípios da CIM Viseu Dão Lafões onde foram abordados e trabalhados elementos de motivação para o empreendedorismo, para a geração e desenvolvimento de ideias e a sua organização através da elaboração de um miniplano de negócios.

Estas sessões tinham como objetivos promover a criatividade e a autonomia junto dos participantes, promover o surgimento de novas iniciativas empresariais gerando inovação no contexto local e sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo como forma de valorização pessoal e realização profissional.

Estas sessões foram orientadas para metodologias de "aprender fazendo", em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as fases do processo empreendedor e os passos necessários para passar da ideia ao negócio, explorar o mapa de oportunidades do contexto local, aplicar técnicas de criatividade e fontes de inovação e estruturar e analisar as respetivas ideias de negócio trabalhadas. Com o apoio de animadores especializados, os participantes foram estimulados a elaborar miniplanos de negócio e a apresentar as suas ideias aos restantes participantes.

As oficinas tiveram como destinatários jovens à procura do primeiro emprego, desempregados e pessoas que pretendiam criar o seu próprio negócio.

Subscreva a nossa newsletter