• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeAçõesAtelier de Ideias

 

Notícias Ações

Eventos finais da 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” iniciam já esta semana

A 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” está a chegar ao fim com a realização dos eventos finais para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário e Profissional. A sessão de abertura do Bootcamp de ideias de negócio, direcionada para o Ensino Secundário e Profissional, terá lugar, pelas 10 horas...

As Sessões de Divulgação do SI2E continuam em Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), conjuntamente com os Grupos de Ação Local do território, já terminaram as sessões de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Na semana passada, estas sessões passaram também pelos municípios de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Vouzela, Sátão, Vila Nova de Paiva e Nelas e terminaram em...

Alunos, participantes nos concursos municipais de ideias de negócio, visitam empresas da região

Nesta 6ªedição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, está contemplada mais uma nova atividade para os alunos participantes nos concursos municipais de ideias de negócio. Assim, já iniciaram essas visitas, nomeadamente no município de Vouzela onde os alunos visitaram a empresa T&T Multielétrica.

Atelier de Ideias

Um dos principais bloqueios ao desenvolvimento de Viseu Dão Lafões consiste na reduzida capacidade endógena para empreender, ao que acresce a tendência para se replicarem ideias e modelos de negócio já existentes.

No sentido de ultrapassar estes bloqueios, pretende-se então sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo assim como promover o surgimento de novas iniciativas empresariais e gerar inovação no contexto local.

Para tal, têm-se vindo a realizar, Oficinas de Criatividade e Geração de Ideias em diversos municípios da CIM Viseu Dão Lafões onde foram abordados e trabalhados elementos de motivação para o empreendedorismo, para a geração e desenvolvimento de ideias e a sua organização através da elaboração de um miniplano de negócios.

Estas sessões tinham como objetivos promover a criatividade e a autonomia junto dos participantes, promover o surgimento de novas iniciativas empresariais gerando inovação no contexto local e sensibilizar diferentes públicos para o empreendedorismo como forma de valorização pessoal e realização profissional.

Estas sessões foram orientadas para metodologias de "aprender fazendo", em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as fases do processo empreendedor e os passos necessários para passar da ideia ao negócio, explorar o mapa de oportunidades do contexto local, aplicar técnicas de criatividade e fontes de inovação e estruturar e analisar as respetivas ideias de negócio trabalhadas. Com o apoio de animadores especializados, os participantes foram estimulados a elaborar miniplanos de negócio e a apresentar as suas ideias aos restantes participantes.

As oficinas tiveram como destinatários jovens à procura do primeiro emprego, desempregados e pessoas que pretendiam criar o seu próprio negócio.

Subscreva a nossa newsletter