• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeAçõesCapacitação

 

Notícias Ações

Alunos e professor do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades participaram em Missão Empreendedora a Madrid

No âmbito dos resultados da Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio, da 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, o 2º prémio foi arrecadado pela ideia “PneuScan”, dos alunos Eduardo Ferreira, Paulo Dias e Vítor Pereira, do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades. Como prémio a equipa, participou, nos dias 26 a 28 de...

Parceiros da Rede Emprego, Empresas e Empreendedorismo reúne antes do final do 1º semestre de 2017

No âmbito da Rede Emprego, Empresas e Empreendedorismo, realizou-se, esta semana, mais uma reunião dos parceiros. Esta reunião teve como objetivo fazer um ponto de situação das atividades desenvolvidas e apresentação de Plano de Atividades para o 2º semestre 2017.

Alunos e professores da Escola Secundária de Canas de Senhorim participaram em Missão Empreendedora a Lisboa

No âmbito dos resultados da Final Intermunicipal do Concurso de Ideias de Negócio, integrada no projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, e que decorreu no passado dia 26 de maio, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o terceiro prémio foi arrecadado pela ideia “EmergiPonto”, dos alunos Tomás Courela e João Dias, da Escola Secundária de Canas...

Capacitação

No âmbito da implementação da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões torna-se necessário capacitar os membros que a integram, de forma a estruturar e operacionalizar um sistema integrado de apoio, que assegure aos empreendedores soluções essenciais ao desenvolvimento e concretização das suas ideias e projetos empresariais.

Neste sentido, a capacitação e qualificação dos agentes de apoio ao empreendedorismo em Viseu Dão Lafões desenvolve-se a dois níveis, a saber:

• Sensibilização, envolvimento e motivação, de todos os Agentes Locais que integram esta Rede Regional, para a importância do empreendedorismo, para a sua promoção e divulgação, para a deteção, persuasão e captação de potenciais empreendedores bem como para um conhecimento mais aprofundado de todo o processo empreendedor.

Pretende-se, desta forma, alinhar todos os agentes da Rede no que respeita à relevância e conhecimento da temática em causa bem como garantir melhores níveis de desempenho no que respeita ao respetivo envolvimento no quadro da Rede que integram:

• Capacitação técnica, dirigida aos Recursos Humanos dos Agentes de Suporte, ou seja, àqueles que vão realizar as principais e mais relevantes tarefas de apoio técnico aos empreendedores.

Estas ações incidirão nas temáticas centrais e críticas do sistema de apoio que se pretende implementar, nomeadamente no que diz respeito à animação de ateliers de ideias, à mitigação dos riscos associados à criação de iniciativas empresariais, à avaliação dos empreendedores, às fontes de financiamento e sistemas de incentivos e ainda à elaboração de planos de negócio.

Tendo por base os pontos acima identificados, realizaram-se, em 2012, as primeiras ações de capacitação. A primeira, denominada “Atelier de Criatividade e Geração de Ideias”, teve como objetivos apresentar a criatividade como algo necessário e determinante para as organizações no séc. XXI, dar a conhecer algumas ferramentas de geração de ideias e compreender a criatividade enquanto processo que pode ser incentivado e acompanhado.

A segunda, denominada “Capacitação e Sensibilização de Agentes Locais para o Empreendedorismo”, teve como objetivos capacitar os agentes de desenvolvimento local na identificação e apoio de indivíduos com potencial empreendedor. Esta ação visou, ainda, estabelecer os fundamentos de uma start-up de sucesso, dotando os agentes de desenvolvimento local de competências técnicas e comportamentais necessárias aos processos de motivação, identificação e seleção de potenciais empreendedores, bem como avaliação de oportunidades locais.

A terceira ação de capacitação, denominada “Plano de Negócios” teve como objetivos identificar os principais tópicos que devem ser abordados no Plano de Negócios, identificar as principais caraterísticas e vantagens do desenvolvimento do Plano de Negócios, identificar os elementos chave de um modelo económico-financeiro do seu projeto e aplicar conceitos analisados a casos reais e referentes a diferentes setores de atividade.

Uma outra ação de capacitação, denominada “Mitigação de Riscos nas Start Ups”, teve como objetivo principal a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Local na triagem de empreendedores, robustecimento da ideia e mitigação de riscos nos negócios.

Em 2013, realizou-se, também, uma ação de capacitação denominada “Apresentação da Plataforma Empreende Dão Lafões” com o objetivo de apresentar, aos técnicos da Rede Regional de Empreendedorismo, a plataforma de gestão de processos e explicação do modo de funcionamento da mesma e quais as ferramentas necessárias para gerir os processos que entretanto fossem sendo submetidos.

Em 2014, realizou-se mais uma ação de capacitação denominada “Diagnóstico Organizacional e do Perfil Empreendedor” e teve como objetivos capacitar os Técnicos da Rede Regional de Empreendedorismo para compreender o papel do empreendedorismo e da inovação no desenvolvimento da competitividade dos territórios, conhecer instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras, analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor, obter um conhecimento mais adequado sobre as variáveis que afetam o comportamento, o desenvolvimento e o funcionamento dos grupos e organizações, compreender os formatos atuais das diversas culturas organizacionais e a sua importância ao nível do impacto na produtividade empresarial, identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional, e caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional.

Subscreva a nossa newsletter