• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeAçõesCapacitação

 

Notícias Ações

Eventos finais da 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” iniciam já esta semana

A 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” está a chegar ao fim com a realização dos eventos finais para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário e Profissional. A sessão de abertura do Bootcamp de ideias de negócio, direcionada para o Ensino Secundário e Profissional, terá lugar, pelas 10 horas...

As Sessões de Divulgação do SI2E continuam em Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), conjuntamente com os Grupos de Ação Local do território, já terminaram as sessões de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Na semana passada, estas sessões passaram também pelos municípios de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Vouzela, Sátão, Vila Nova de Paiva e Nelas e terminaram em...

Alunos, participantes nos concursos municipais de ideias de negócio, visitam empresas da região

Nesta 6ªedição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, está contemplada mais uma nova atividade para os alunos participantes nos concursos municipais de ideias de negócio. Assim, já iniciaram essas visitas, nomeadamente no município de Vouzela onde os alunos visitaram a empresa T&T Multielétrica.

Capacitação

No âmbito da implementação da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões torna-se necessário capacitar os membros que a integram, de forma a estruturar e operacionalizar um sistema integrado de apoio, que assegure aos empreendedores soluções essenciais ao desenvolvimento e concretização das suas ideias e projetos empresariais.

Neste sentido, a capacitação e qualificação dos agentes de apoio ao empreendedorismo em Viseu Dão Lafões desenvolve-se a dois níveis, a saber:

• Sensibilização, envolvimento e motivação, de todos os Agentes Locais que integram esta Rede Regional, para a importância do empreendedorismo, para a sua promoção e divulgação, para a deteção, persuasão e captação de potenciais empreendedores bem como para um conhecimento mais aprofundado de todo o processo empreendedor.

Pretende-se, desta forma, alinhar todos os agentes da Rede no que respeita à relevância e conhecimento da temática em causa bem como garantir melhores níveis de desempenho no que respeita ao respetivo envolvimento no quadro da Rede que integram:

• Capacitação técnica, dirigida aos Recursos Humanos dos Agentes de Suporte, ou seja, àqueles que vão realizar as principais e mais relevantes tarefas de apoio técnico aos empreendedores.

Estas ações incidirão nas temáticas centrais e críticas do sistema de apoio que se pretende implementar, nomeadamente no que diz respeito à animação de ateliers de ideias, à mitigação dos riscos associados à criação de iniciativas empresariais, à avaliação dos empreendedores, às fontes de financiamento e sistemas de incentivos e ainda à elaboração de planos de negócio.

Tendo por base os pontos acima identificados, realizaram-se, em 2012, as primeiras ações de capacitação. A primeira, denominada “Atelier de Criatividade e Geração de Ideias”, teve como objetivos apresentar a criatividade como algo necessário e determinante para as organizações no séc. XXI, dar a conhecer algumas ferramentas de geração de ideias e compreender a criatividade enquanto processo que pode ser incentivado e acompanhado.

A segunda, denominada “Capacitação e Sensibilização de Agentes Locais para o Empreendedorismo”, teve como objetivos capacitar os agentes de desenvolvimento local na identificação e apoio de indivíduos com potencial empreendedor. Esta ação visou, ainda, estabelecer os fundamentos de uma start-up de sucesso, dotando os agentes de desenvolvimento local de competências técnicas e comportamentais necessárias aos processos de motivação, identificação e seleção de potenciais empreendedores, bem como avaliação de oportunidades locais.

A terceira ação de capacitação, denominada “Plano de Negócios” teve como objetivos identificar os principais tópicos que devem ser abordados no Plano de Negócios, identificar as principais caraterísticas e vantagens do desenvolvimento do Plano de Negócios, identificar os elementos chave de um modelo económico-financeiro do seu projeto e aplicar conceitos analisados a casos reais e referentes a diferentes setores de atividade.

Uma outra ação de capacitação, denominada “Mitigação de Riscos nas Start Ups”, teve como objetivo principal a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Local na triagem de empreendedores, robustecimento da ideia e mitigação de riscos nos negócios.

Em 2013, realizou-se, também, uma ação de capacitação denominada “Apresentação da Plataforma Empreende Dão Lafões” com o objetivo de apresentar, aos técnicos da Rede Regional de Empreendedorismo, a plataforma de gestão de processos e explicação do modo de funcionamento da mesma e quais as ferramentas necessárias para gerir os processos que entretanto fossem sendo submetidos.

Em 2014, realizou-se mais uma ação de capacitação denominada “Diagnóstico Organizacional e do Perfil Empreendedor” e teve como objetivos capacitar os Técnicos da Rede Regional de Empreendedorismo para compreender o papel do empreendedorismo e da inovação no desenvolvimento da competitividade dos territórios, conhecer instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras, analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor, obter um conhecimento mais adequado sobre as variáveis que afetam o comportamento, o desenvolvimento e o funcionamento dos grupos e organizações, compreender os formatos atuais das diversas culturas organizacionais e a sua importância ao nível do impacto na produtividade empresarial, identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional, e caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional.

Subscreva a nossa newsletter