• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HomeAçõesEmpreendedorismo nas Escolas

Notícias Ações

CIM Viseu Dão Lafões participa em reunião promovida pela CCDRC, no âmbito do SIAC

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no passado dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

Colóquio “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI” regista um número recorde de inscriçõe

A 5ª Edição do Colóquio, direcionado a todos os professores que lecionem numa escola de Viseu Dão Lafões, com o tema “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI”, registou um número bastante elevado de inscrições, num total de mais de 350 inscrições.

CIM Viseu Dão Lafões Participa em reunião de trabalho na CCDR Centro

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). Esta reunião teve como objetivos a apresentação de todas as operações aprovadas no âmbito...

Empreendedorismo nas Escolas

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões está a desenvolver um projeto que visa a promoção do empreendedorismo no território de Viseu Dão Lafões, sendo uma das ações a implementação de um programa de empreendedorismo dirigido às escolas da nossa região.

Essa ação foi implementada, pela primeira vez, no ano letivo 2011/2012, em 38 escolas dos 14 municípios que compõem a região, tendo sido capacitados mais de 80 professores. O projeto envolveu mais de 1500 alunos, tendo culminado com a realização de uma Feira de Empreendedorismo Júnior para os alunos do 2º ciclo e um Concurso de Ideias de Negócio para os alunos do ensino secundário e profissional, no qual se candidataram mais de 120 ideias.

Após o sucesso da 1ª edição, a CIM Viseu Dão Lafões realizou a 2ª edição, na qual passou a incluir os alunos do 3º ciclo e onde estiveram envolvidos cerca de 120 professores, num total de 42 escolas e mais de 2000 alunos e que culminou com a realização de nova edição da Feira de Empreendedorismo Júnior para os alunos do 2º ciclo e da Expo Empresas Júnior para os alunos do 3º ciclo. Para os alunos do ensino secundário e profissional, realizou-se um Concurso de Ideias de Negócio, na qual se candidataram cerca de 130 ideias.

Para a 3ª edição desta ação participaram, novamente, alunos do 2º e 3º ciclo, do secundário e profissional e envolveu cerca de 112 professores, num total de 29 escolas e cerca de 1866 alunos dos 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões. Esta iniciativa culminou com a realização, em simultâneo, da Feira de Empreendedorismo Júnior e da Expo Empresas Júnior, para os alunos do 2º e 3º ciclo e posteriormente, do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, para os alunos do ensino secundário e profissional e que contou com cerca de 164 ideias de negócio.

A 4ª Edição, para o ano letivo de 2014/2015, contou com a participação, pela 1ª vez, dos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico e manteve a sua implementação no ensino secundário e profissional. Nesta edição participaram 130 professores e estiveram envolvidos 2143 alunos.

No ano letivo de 2015/2016, o projeto incidiu novamente no 1º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e profissional e contou com a participação de 124 professores e 2389 alunos.

Esta iniciativa visa a criação e geração de um espírito empreendedor nos alunos da nossa comunidade, contribuindo desta forma para um futuro melhor quer individual quer coletivo.