• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeAçõesEmpreendedorismo nas Escolas

 

Notícias Ações

Eventos finais da 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” iniciam já esta semana

A 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” está a chegar ao fim com a realização dos eventos finais para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário e Profissional. A sessão de abertura do Bootcamp de ideias de negócio, direcionada para o Ensino Secundário e Profissional, terá lugar, pelas 10 horas...

As Sessões de Divulgação do SI2E continuam em Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), conjuntamente com os Grupos de Ação Local do território, já terminaram as sessões de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Na semana passada, estas sessões passaram também pelos municípios de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Vouzela, Sátão, Vila Nova de Paiva e Nelas e terminaram em...

Alunos, participantes nos concursos municipais de ideias de negócio, visitam empresas da região

Nesta 6ªedição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, está contemplada mais uma nova atividade para os alunos participantes nos concursos municipais de ideias de negócio. Assim, já iniciaram essas visitas, nomeadamente no município de Vouzela onde os alunos visitaram a empresa T&T Multielétrica.

Empreendedorismo nas Escolas

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões está a desenvolver um projeto que visa a promoção do empreendedorismo no território de Viseu Dão Lafões, sendo uma das ações a implementação de um programa de empreendedorismo dirigido às escolas da nossa região.

Essa ação foi implementada, pela primeira vez, no ano letivo 2011/2012, em 38 escolas dos 14 municípios que compõem a região, tendo sido capacitados mais de 80 professores. O projeto envolveu mais de 1500 alunos, tendo culminado com a realização de uma Feira de Empreendedorismo Júnior para os alunos do 2º ciclo e um Concurso de Ideias de Negócio para os alunos do ensino secundário e profissional, no qual se candidataram mais de 120 ideias.

Após o sucesso da 1ª edição, a CIM Viseu Dão Lafões realizou a 2ª edição, na qual passou a incluir os alunos do 3º ciclo e onde estiveram envolvidos cerca de 120 professores, num total de 42 escolas e mais de 2000 alunos e que culminou com a realização de nova edição da Feira de Empreendedorismo Júnior para os alunos do 2º ciclo e da Expo Empresas Júnior para os alunos do 3º ciclo. Para os alunos do ensino secundário e profissional, realizou-se um Concurso de Ideias de Negócio, na qual se candidataram cerca de 130 ideias.

Para a 3ª edição desta ação participaram, novamente, alunos do 2º e 3º ciclo, do secundário e profissional e envolveu cerca de 112 professores, num total de 29 escolas e cerca de 1866 alunos dos 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões. Esta iniciativa culminou com a realização, em simultâneo, da Feira de Empreendedorismo Júnior e da Expo Empresas Júnior, para os alunos do 2º e 3º ciclo e posteriormente, do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, para os alunos do ensino secundário e profissional e que contou com cerca de 164 ideias de negócio.

A 4ª Edição, para o ano letivo de 2014/2015, contou com a participação, pela 1ª vez, dos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico e manteve a sua implementação no ensino secundário e profissional. Nesta edição participaram 130 professores e estiveram envolvidos 2143 alunos.

No ano letivo de 2015/2016, o projeto incidiu novamente no 1º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e profissional e contou com a participação de 124 professores e 2389 alunos.

Esta iniciativa visa a criação e geração de um espírito empreendedor nos alunos da nossa comunidade, contribuindo desta forma para um futuro melhor quer individual quer coletivo.

Subscreva a nossa newsletter