• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

HomeRegião Viseu Dão Lafões

Notícias Ações

CIM Viseu Dão Lafões participa em reunião promovida pela CCDRC, no âmbito do SIAC

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no passado dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC).

Colóquio “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI” regista um número recorde de inscriçõe

A 5ª Edição do Colóquio, direcionado a todos os professores que lecionem numa escola de Viseu Dão Lafões, com o tema “A aprendizagem das crianças e jovens no século XXI”, registou um número bastante elevado de inscrições, num total de mais de 350 inscrições.

CIM Viseu Dão Lafões Participa em reunião de trabalho na CCDR Centro

No âmbito da candidatura “EMPREENDER + VISEU DÃO LAFÕES”, aprovada no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, a CIM Viseu Dão Lafões participou, no dia 20 de março, numa reunião de trabalho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC). Esta reunião teve como objetivos a apresentação de todas as operações aprovadas no âmbito...

Região Viseu Dão Lafões

A Sub-Região Dão Lafões (NUT III), abrange uma área de 3.483 Km2 e 14 concelhos (Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela), onde residem cerca de 290 mil pessoas. Destaque, ainda, para a sua localização geoestratégica: encontra-se a 30 minutos de Aveiro, Coimbra ou Covilhã, a duas horas de Lisboa e a uma do Porto. O território situa-se numa confluência de vias, podendo-se chegar aqui pelas estradas A25, A24 ou IP3, bem como pela principal linha internacional de caminhos-de-ferro, a linha da Beira Alta, com as estações de Mangualde, Nelas e Santa Comba Dão.

Região de maravilhosos recantos, enquadrados por serras, como o Caramulo ou a Gralheira/Montemuro, e rios como o Dão e o Paiva, Dão-Lafões está situada num território charneira da Região Centro, entre o litoral e o interior, e conta com um valioso património milenar, que vai desde a pré-história aos dias de hoje, com vestígios da época Romana e Medieval. Rica e variada, a gastronomia tradicional desta região é também um dos seus principais atrativos, a par do vinho do Dão. Em Dão Lafões concentra-se, ainda, um grande número de estâncias termais como o Carvalhal, Caldas da Felgueira, Cavaca, São Pedro do Sul, Sangemil e Alcafache.

Para mais informações sobre a região Viseu Dão Lafões consultar o site do INE ou informação do AICEP através do link:

http://www.portugalglobal.pt/PT/InvestirPortugal/PorquePortugal/Centro/Documents/FichaNUTIII_Dao_Lafoes.pdf