• Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
HomeSobre a Rede

 

Notícias Ações

Eventos finais da 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” iniciam já esta semana

A 6ª edição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões” está a chegar ao fim com a realização dos eventos finais para o 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário e Profissional. A sessão de abertura do Bootcamp de ideias de negócio, direcionada para o Ensino Secundário e Profissional, terá lugar, pelas 10 horas...

As Sessões de Divulgação do SI2E continuam em Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM Viseu Dão Lafões), conjuntamente com os Grupos de Ação Local do território, já terminaram as sessões de divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Na semana passada, estas sessões passaram também pelos municípios de Viseu, Tondela, Penalva do Castelo, Vouzela, Sátão, Vila Nova de Paiva e Nelas e terminaram em...

Alunos, participantes nos concursos municipais de ideias de negócio, visitam empresas da região

Nesta 6ªedição do projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, está contemplada mais uma nova atividade para os alunos participantes nos concursos municipais de ideias de negócio. Assim, já iniciaram essas visitas, nomeadamente no município de Vouzela onde os alunos visitaram a empresa T&T Multielétrica.

Sobre a Rede

A Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões surgiu da submissão, por parte da CIM Viseu Dão Lafões, de uma candidatura ao Programa Operacional da Região Centro, na sequência de um desafio lançado pelo IAPMEI.

O objetivo principal da Rede é criar um ecossistema empreendedor em Dão Lafões, que favoreça e crie sinergias e condições de eficácia e eficiência no apoio ao empreendedorismo local.

Nesse sentido, um conjunto de entidades reconhecendo a relevância do empreendedorismo e dos empreendedores para o reforço do tecido económico e empresarial, para o processo de desenvolvimento deste território, para o fomento da inovação com forte valor económico e na consolidação de uma comunidade mais coesa e sustentável, decidiram colaborar na concretização de uma Rede Regional de Apoio ao Empreendedorismo, que a partir de uma lógica de proximidade e de articulação à escala supramunicipal, contribua para fomentar a cultura empreendedora e para facilitar o processo empreendedor.

Os parceiros que integram a rede assumem um dos seguintes tipos:

  • Portas de entradas: responsáveis pelo front-office da rede, aos quais compete as tarefas de recepção e encaminhamento de empreendedores, divulgação de informação, atividades de animação e eventos, follow-up dos processos de apoio,…;
  • Agentes de suporte: responsáveis pela coordenação e apoio técnico da rede, nomeadamente, promoção da cultura empreendedora, capacitação e formação de empreendedores, apoio na elaboração de planos de negócio, apoio na obtenção de financiamento, incubação de empresas, …

Um empreendedor que pretenda o apoio da rede regional, na criação e desenvolvimento do seu próprio negócio, pode fazê-lo por duas vias:

  1. Dirigir-se a uma das portas de entrada, falando com o técnico responsável (ver locais de atendimento), o qual lhe dará todo o apoio, e eventualmente, o poderá encaminhar para o agente de suporte que estará mais apto para o acompanhar, consoante as necessidades demonstradas;
  2. Solicitar o pedido de informação através da plataforma online, tendo para o efeito que se registar na mesma, sendo o seu pedido reencaminhado para um dos agentes de suporte.

Subscreva a nossa newsletter