COMO FUNCIONA O CONCURSO DE IDEIAS
DE NEGÓCIO “WANTED BUSINESS IDEAS”?

O WANTED BUSINESS IDEAS desenvolve-se em 5 fases:

 

FASE 1
Lançamento da “Call” nacional e receção de candidaturas

FASE 2
Realização de oficinas de criatividade e geração de ideias

FASE 3
Realização de “BootCamp de imersão de ideias”

FASE 4
Coaching de apoio aos finalistas

FASE 5
Realização da final do concurso de ideias de negócio

 

Nesta fase, serão rececionadas as candidaturas ao concurso de ideias de negócio WANTED BUSINESS IDEAS.
Paralelamente serão efetuados Roadshows, por várias instituições do ensino superior, que incluirão momentos de disseminação de conteúdos/experiências empreendedoras no sentido de promover a iniciativa empresarial nos estudantes, estimulando o espírito de iniciativa, de dinamismo, da inovação, da criatividade e do risco. Serão também efetuados Workshops direcionados a empreendedores, no âmbito da divulgação da ação, com o objetivo de serem aceleradores de ideias de negócio.
As candidaturas formalizadas serão objeto de uma análise prévia para verificação das condições de elegibilidade dos promotores e do projeto, pelo júri do WANTED BUSINESS IDEAS.
Nesta fase, os participantes terão a oportunidade de, durante 2 dias, desenvolver a sua ideia e transformá-la numa proposta de valor visando a sua implementação a curto prazo. Pretende-se que no final deste processo, os participantes gravem um “vídeo-pitch” para posterior visionamento pelo júri do concurso.
No caso de existirem ideias de negócio com um grau de maturidade mais avançado, os candidatos podem optar por não participar nas oficinas de criatividade e geração de ideias.
Findas todas as oficinas de criatividade e geração de ideias, o júri irá selecionar as 12 candidaturas finalistas, com base no formulário de candidatura e no “vídeo-pitch”.
O “BootCamp de imersão de ideias” consiste num programa de capacitação e consultoria intensiva e de “mentoring” para as 12 candidaturas selecionadas na fase anterior.
O “BootCamp de imersão de ideias” terá a duração de 5 dias, sendo ministrado no modo intensivo (full-time), em horário laboral.
O “BootCamp de imersão de ideias” contará com a participação de consultores e palestrantes na área do marketing, finanças, “business model”, comunicação e imagem, fontes de financiamento e técnicas de apresentação de projetos.
No final desta fase, as 12 candidaturas finalistas deverão ter um modelo de negócio estruturado e deverão estar capacitadas para a apresentação pública que terá lugar na fase 4 do presente concurso.
Serão realizadas sessões de coaching e acompanhamento aos empreendedores das 12 melhores ideias de negócios, selecionadas no Bootcamp.
Entre o período que irá mediar a conclusão do “BootCamp” e a realização do Fórum EMPREENDER+ VISEU DÃO LAFÕES, os empreendedores serão acompanhados por consultores especialistas com o objetivo de apoiar a evolução dos seus projetos e preparar as apresentações públicas a realizar no referido fórum.
A final do concurso de ideias de negócio consistirá na apresentação pública, presencial, perante um painel de jurados, das 12 ideias de negócio que participaram no “BootCamp de imersão de ideias”.
Serão distinguidas as três melhores ideias de negócio.
A ideia vencedora do WANTED BUSINESS IDEAS irá receber um prémio no valor de 10.000,00€  (dez mil euros).
Todos os premiados beneficiarão, de incubação gratuita, numa das incubadoras da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, com a possibilidade de utilizar, também, os serviços da mesma.
Serão também atribuídos, às três melhores ideias de negócio, os serviços de design, desenvolvimento web e audiovisual composto pela criação de logótipo e economato (Pack Brand Light), Website Start e ainda 1 spot TV MotionGraphics.