Quais as vantagens em participar no “Wanted Business Ideas”?
Os candidatos ao concurso beneficiarão de um programa de capacitação empresarial onde terão acesso a uma equipa de consultores e mentores com prestígio nacional nas áreas em que trabalham.
Mais do que a atribuição dos prémios, queremos transportar para os projetos, a dinâmica que existe na nossa região, promovendo o contacto com diferentes parceiros e entidades que poderão apoiar o crescimento e o desenvolvimento da tua ideia de negócio.

Quem se pode candidatar?
Podem candidatar-se pessoas singulares, individualmente ou em grupo, com limite máximo de 4 elementos, maiores de 18 anos de idade, à data da submissão de candidatura, ou pessoas coletivas recentemente constituídas (menos de 6 meses a contar da data da submissão da candidatura) com o objetivo de desenvolver a ideia e/ou dinamizar o projeto.

Um dos elementos da nossa equipa é menor de idade. A candidatura pode ser aceite?
Não. Conforme o regulamento, TODOS os elementos que constituem a equipa deverão ter 18 ou mais anos, à data de submissão da candidatura.

É necessário residir ou trabalhar na região Viseu Dão Lafões?
Não.
O concurso é de âmbito nacional e pretende atrair iniciativas empresariais de qualquer ponto do país, desde que, vencendo o concurso, implementem a sua ideia de negócio/ empresa no território constituído pelos 14 municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões.
Sabe mais sobre o território, através do link: http://www.cimvdl.pt.

Empresas que já iniciaram a sua atividade também se podem candidatar?
Sim.
Podem candidatar-se as empresas que tenham iniciado a sua atividade há menos de 6 meses a contar da data da submissão da candidatura, sendo obrigatório a disponibilização do código da certidão permanente para aceitação formal da candidatura.

Que ideias / projetos podem ser candidatados?
Todos.
O concurso é de âmbito geral, sendo que se pretende atrair projetos de todas as áreas que os promotores queiram promover em Viseu Dão Lafões.

Como poderei formalizar a minha candidatura?
A candidatura poderá ser formalizada através do preenchimento do formulário eletrónico no site http://www.empreendeviseudaolafoes.pt.

Até quando me posso candidatar?
O prazo para apresentação de candidaturas decorre até às 23.59 horas do dia 30 de março de 2017, sendo este um procedimento totalmente gratuito e eletrónico.

Por que fases é composto o Concurso de ideias de negócio?
O “WANTED BUSINESS IDEAS” desenvolve-se em 5 fases:                    
Fase 1 – Lançamento da “Call” nacional e receção de candidaturas;
Fase 2 – Realização de oficinas de criatividade e geração de ideias;
Fase 3 – Realização de “BootCamp de imersão de ideias”;
Fase 4 – Coaching de apoio aos finalistas;
Fase 5 - Realização da final do concurso de ideias de negócio.

É obrigatório participar em todas as fases?
A inscrição na Fase 1 é obrigatória em qualquer circunstância e serve para formalizar a entrada do projeto na Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões.
Caso existam ideias de negócio com um grau de maturidade mais avançado, os candidatos podem optar por não participar nas oficinas de criatividade e geração de ideias, devendo, nesse caso, enviar o seu “vídeo-pitch”, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., sendo que este será avaliado, pelo Júri, em igualdade de circunstâncias com os demais “vídeo-pitchs”.

Verifiquei que o Bootcamp é obrigatório e terá a duração de 5 dias. Sou de fora do território. Terei algum apoio para participar no mesmo?
No Bootcamp, a organização garante jantar e alojamento durante 4 noites, para todos os participantes que residam a mais de 60kms do local de realização do Bootcamp. Durante os 5 dias de formação, será também disponibilizado o almoço a todos os participantes, independentemente da sua origem.

O que é um “vídeo-pitch”?
O “vídeo-pitch” é uma apresentação, de pequena duração, onde os candidatos apresentam a sua ideia de negócio.

O que deverá conter o “vídeo-pitch”?
O “vídeo-pitch” solicitado (opcional) na fase de candidatura não deverá exceder cinco minutos.
Este vídeo deverá dar resposta às seguintes questões:
- Qual o problema / necessidade que o teu projeto vem colmatar?
- Qual a tua solução?
- Qual o mercado potencial?
- Porque é que és a pessoa certa para implementar este projeto?
- Qual o grau de maturidade do projeto?

Se não entregar o meu “vídeo-pitch”, uma vez que a sua entrega é opcional, na fase de formalização da candidatura, em que momento tenho que o efetuar?
No final de cada uma das oficinas de criatividade e geração de ideias, todos os participantes terão a oportunidade de efetuar um “vídeo-pitch” de 5 minutos. Os participantes que não se inscreverem em nenhuma oficina de criatividade, deverão enviar o pitch até às 23.59 horas do último dia previsto para a realização das mesmas, conforme o cronograma da 2ª edição do concurso de ideias de negócio - Wanted Business Ideas, que está permanentemente publicado e atualizado no site.

Onde serão realizadas as oficinas de criatividade e geração de ideias?
As oficinas de criatividade e geração de ideias irão desenvolver-se, preferencialmente, no território da CIM Viseu Dão Lafões.
No entanto, e caso se verifique a existência de candidaturas suficientes para a realização de oficinas fora da região Viseu Dão Lafões, estas poderão decorrer fora do território da CIM Viseu Dão Lafões, em local a definir posteriormente.

Como se processa a seleção das ideias finalistas?
Findas todas as oficinas de criatividade e geração de ideias, o Júri irá selecionar as 12 ideias finalistas, com base no formulário de candidatura e no “vídeo-pitch”, sendo igualmente escolhidas 3 ideias, como suplentes, para o caso de algum dos promotores selecionados apresentar a sua não intenção de participação no “BootCamp de imersão de ideias” e por conseguinte, na Final do Concurso de Ideias.

Quais os prémios a que me posso candidatar?
A ideia vencedora do WANTED BUSINESS IDEAS irá receber um prémio no valor de 10.000,00€ (dez mil euros), sendo o mesmo disponibilizado em 3 fases distintas:

30% imediatamente após a conclusão do concurso de ideias de negócio;

30% após a constituição da empresa, com a criação de pelo menos um posto de trabalho, líquido, em Viseu Dão Lafões;

40% 12 meses após a realização do concurso e apenas se a empresa ainda estiver em atividade.

Todos os premiados beneficiarão, de incubação gratuita, numa incubadora da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, beneficiando, também, dos serviços disponibilizados pela mesma, bem como de serviços de design, desenvolvimento web e audiovisual composto pela criação de logótipo e economato (Pack Brand Light), Website Start e ainda 1 spot TV MotionGraphics.

Quais os critérios de seleção para atribuição dos prémios?
As candidaturas serão valoradas numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte), de acordo com os seguintes critérios e respetivas ponderações:
- Potencial da ideia de negócio – 25%
- Inovação e criatividade – 20%
- Interesse estratégico para o desenvolvimento da região – 20%
- Maturidade e desenvolvimento da ideia de negócio – 20%
- Equipa e adequação do perfil dos candidatos ao projeto – 15%.